sábado, 3 de maio de 2014

A HORA DA VERDADE - 1ª ETAPA DE SHORT DO RJ

Pois é, quem achou que esse dia nunca chegaria, enganou-se! Sabia que ia demorar, mas confiava no universo, na oportunidade que um dia apareceria, e eu estaria preparado para agarrá-la com unhas e dentes! Ainda não foi o Iron Man, previsto para depois de 2017, mas foi o início do ciclo oficial após treinos realizados, entre idas e vindas, desde o final de 2012 com a Lobo Assessoria Esportiva.

Minha estréia no TRIATHLON aconteceu no último dia 27/04/2014, devido à ajuda de muitas pessoas importantes, e provavelmente foram eles que me motivaram a fazer o meu melhor, obtendo um resultado que nem mesmo todo meu otimismo poderia esperar.

Bom, vamos ao relato!

Após uma sexta-feira cheia de compromissos importantes e cabeça cheia, consegui pegar no sono para me preparar para uma das minhas viagens mais importantes, apesar de não estar com meus amores ao meu lado (noiva Juliana e filho Vinicius), por se tratar de uma viagem longa e desgastante. Acordei sábado pela manhã e saímos, eu e meu sogro Waldemar, após um belo café da manhã preparado pela minha sogra Linda, rumo ao Rio de Janeiro. Fizemos somente uma parada na viagem que durou mais de 6 horas, nas quais pude conhecer praticamente a história de vida pessoal e esportiva do meu sogro, ao qual passei admirar ainda mais pela garra e determinação com que tem levado toda sua vida.

Chegando ao Rio de Janeiro, almoçamos no Barra Shopping e fomos para o clube onde seriam fornecidos os kits da prova. No final do dia seria realizado o Simpósio com maior detalhamento do que aconteceria na prova e optamos por permanecer por lá até esse momento. Enquanto o horário do Simpósio não chegava, surgiu a oportunidade de participar de um bate-bapo conduzido pelo triatleta Rodrigo, que tiraria as dúvidas dos atletas iniciantes na modalidade, então aproveitei para aprender um pouco mais sobre o esporte e sua experiência. Ainda tivemos a visita da campeã Beatriz (Bia) Neres, integrante da Seleção Brasileira de Triathlon, que se tornaria vencedora no dia seguinte (sem novidades). Também conheci amigos do meu sogro, entre eles, o Julio (organizador da prova) e o Álvaro, o qual me deu umas boas dicas.




Após o Simpósio, fomos fazer compras para a janta, café da manhã e almoço que seria preparado na casa do Luiz Henrique. Chegando lá, tomei meu banho e comecei a concentração para a prova, realmente eu estava um pouco ansioso. Jantamos e fui pra cama por volta das 21:30, mas estava com dificuldade de dormir e acordei umas 2 ou 3 vezes durante a madrugada, pois levantaria às 4:30 para iniciar a preparação. Acordei, tomamos café e seguimos rumo ao local da prova.

Ao chegar, um clima ótimo, em todos os sentidos! A mesma sensação em provas de corrida de rua, com gente do bem, praticantes de esportes, felizes, receptivos. Segui para a área de transição enquanto meu sogro começava a encontrar seus primeiros amigos, pois já havia sido presidente da Federação de Ciclismo do RJ. Ele também ficou incumbido de registrar alguns momentos através de fotos.


Tudo pronto, "quebra-gelo" no mar realizado, e hora de tomar posição na largada para o grande momento! Exatamente 7:32 tocou a buzina para o início do desafio. Começa a natação! Adotei a estratégia de nadar por fora do fluxo normal da galera, e funcionou! Nadei bem o tempo todo, sem tomar pancada e sem trânsito! Saí da água em 9:00 de nado (acho que tinha bem menos de 750m, talvez uns 550-600m) com muita gente atrás de mim e isso me motivou ainda mais, já que minha principal preocupação era justamente o mar.







Em seguida, parti para a transição, num chão de paralelepípedo que machucava os pés descalços (talvez o único defeito da prova), pra iniciar o ciclismo! Transição tranquila e bora pedalar até o limite, pois na minha cabeça, na hora da corrida seria o momento de tranquilidade, já que a corrida é o meu forte (tsc). Pedalei muito, peguei vácuo, vi os atletas profissionais darem uma volta em mim, passei alguns amadores, fui passado por tantos outros mas, enfim, curti o momento, concluí os 20km e 35:00 (meu melhor tempo até hoje!) e saí bem para a última transição.


Transição tranquila, começa a corrida! Corpo todo dolorido e descobri que não seria tão fácil assim quanto eu havia imaginado. No primeiro quilômetro começou uma ameaça de cãibra na panturrilha direita, mas só pararia se a dor realmente me impedisse com todas as forças. Mesmo com receio, permaneci firme, a ameaça de cãibra passou, e comecei a ultrapassar bastante gente, e com poucas passando por mim. Fiz uma média de 4:30/km, o que considerei muito bom pela minha condição física e, afinal, era uma estréia. Conclusão da prova em 1:13:48, fantástico!



Ao término da prova, fui para uma maca de massagem, cortesia da organização e ainda encontrei um colega de Botelhos/MG (terra da família do meu pai), que também fazia sua estréia na prova e estava morando em Niterói há 16 anos, o mineiro Rodrigo.



Voltamos para a casa do Luiz Henrique, almoçamos, tiramos uma soneca e pegamos a estrada de volta para São Paulo, em mais 6 horas de direção, somente com uma parada, com o total, considerando ida e volta, de 1008 km rodados.

Agradeço muito ao meu sogro Waldemar dos Santos, grande ciclista, técnico e dirigente na modalidade; ao Julio Alfaya, presidente da Federação Estadual de Triathlon do Rio de Janeiro, pelo grande apoio; ao Luis Henrique (Ic, ou Eak? rs), pelo acolhimento e hospedagem; ao Rodrigo Lobo, meu treinador, e toda sua Equipe; ao Marcelo da Speed Bike, que deixou minha bike tinindo; e à minha família que sempre torce pelo meu sucesso e felicidade. Agora é aguardar a 2ª Etapa, quem sabe eu não esteja lá novamente?

Número de inscrição: 222


Site da prova: http://www.riotriathlon.com.br/

Final das contas: 145º no Geral Masculino, com a participação de 331, e 22º na Faixa Etária (30/34), dos 55 participantes.

Resultado: http://www.riotriathlon.com.br/pdf/27_04_2014_geral_masculino.pdf




Nenhum comentário:

Postar um comentário