segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Balanço 2013 e Planejamento 2014

O que dizer de 2013? Iniciei o ano super empolgado em iniciar no Triathlon, orientado pela Lobo Assessoria Esportiva. Muito treino, aquisição de bike, orientação nutricional, suplementação, investimentos diversos...

Após a preparação em dezembro/2012, janeiro/2013 começou com tudo! O primeiro semestre foi ótimo, onde consegui meu primeiro pódio, um quinto lugar, numa travessia de 750m em Santos (Circuito Netuno); em seguida participei do meu segundo aquathlon (natação e corrida); também tive a surpresa de conquistar a primeira colocação no primeiro biathlon (natação e corrida) do Clube Atlético Aramaçan - CAA (o qual já está com a próxima edição agendada para 15/02/2014); participei do circuito interno de atletismo do CAA, onde obtive a primeira colocação na minha faixa etária no somatório de todas as etapas (com a Jú sendo a primeira colocada no feminino, que orgulho!); a minha primeira maratona (42km!) feita no mês de Julho no Rio de Janeiro, com uma preparação bem diferente de tudo que eu já havia feito na corrida de rua; além de diversas provas de 10 km, com amigos de treino que sempre incentivaram e deram muita força, destacando meu melhor tempo na Energizer Race Night Run, com 44:42! E como não lembrar do II Desafio Intermodal da Zona Leste, onde pude representar a o modal CORRIDA no percurso de 14km, baixando meu tempo do ano anterior.

No segundo semestre, pós-maratona, resolvi iniciar a contenção de gastos para o planejamento da aquisição de um imóvel para 2014 (já em andamento!), dedicar-me ainda mais ao meu filhote Vinicius e minha namorida Jú! Tentei manter o condicionamento com algumas corridinhas esporádicas e participando do torneio de futebol do clube (Pé na Bola – CAA). Matei a saudade e reforcei ainda mais minha paixão pelo futebol e pretendo participar novamente do torneio em 2014, além da inclusão do futsal, ambos com os Veteranos, ao invés de continuar jogando com os Jovens (mesmo sabendo que, teoricamente, futebol não combina com Triathlon, rs). Resumindo o final do ano, meu preparo caiu significativamente!

Para 2014, com as dívidas quitadas, aquisição de imóvel encaminhado, plano financeiro elaborado e boas perspectivas em todos os campos da vida, optei por retomar as atividades com o Triathlon, desta vez, com menos investimentos – os maiores já haviam sido feitos no início da prática do esporte - e mais foco. Retomei o contato com a Lobo Assessoria Esportiva para que continuassem com o ótimo trabalho que haviam realizado no primeiro semestre de 2013, quando comecei a baixar meus tempos. Conforme informações que transmiti ao meu novo treinador, Rodrigo Lobo, pretendo treinar para participar apenas de provas curtas, para Short (ou Sprint) Triathlon (750m de natação, 20km de bike, 5km de corrida), objetivando o ganho de velocidade para quê, nos anos subsequentes, eu busque maiores desafios, junto ao aumento de resistência: 2015 – Triathlon “Olímpico” (1500m de natação, 40km de bike, 10km de corrida); 2016 – Triathlon “Meio Iron Man” (1900m de natação, 90km de bike, 21km de corrida); e 2017 – “Triathlon Iron Man” (3800m de natação, 180km de bike, 42km de corrida), talvez para participar de uma prova de Iron Man em Abril de 2018. Sei que pode parecer algo muito distante e que muita coisa poderá acontecer durante o percurso até o objetivo final – que adiantará ou atrasará sua realização - , mas após a correria de 2013 percebi que a pressa e ansiedade num esporte como o Triathlon (considerando como um hobby) não ajudam muito e podem ocasionar: lesões, fadiga, grandes investimentos e até conflitos familiares, devido ao grande volume de treinos.

Resumo por esporte:

- Natação: meu período forte de treinos foi aos 18 anos de idade (1998), quando participei durante 1 ano de competições internas na Academia Estilo, em São Bernardo do Campo, os quais tive que abandonar devido aos estudos. Desde aquela época tenho nadado raramente, retomando os treinos somente ao final de 2012 para utilizá-la no Triathlon. Minha natação é fraca e pretendo focar nesse esporte em 2014, paralelamente ao ciclismo. Nadar no mar foi uma novidade em 2013, já que antes eu somente chegava numa profundidade onde a água batesse na altura do umbigo, conforme orientações dos meus pais quando eu ainda era criança. Aprendi que se você estiver treinado e entrar no mar com muito respeito, seriedade e cautela, dificilmente algo dará errado. Pretendo participar de todas as Etapas do Circuito Netuno, na distância de 750m, para que eu consiga avaliar minha evolução (em 2013 consegui um quinto lugar na primeira Etapa, meu primeiro troféu, mas depois não participei mais das provas);

- Ciclismo: pedalei muito minha BMX quando ainda era “moleque”, arriscando-me até em pistas de skate, mas após aquela fase somente dei algumas voltas de mountain bike, daquelas mais baratas das Casas Bahia. No contato com o Triathlon, descobri que necessitava de uma bike um pouco diferente, de pneus finos, chamadas popularmente de “Speed”. Comprei a mais barata (custo x benefício) que encontrei no mercado, com a ajuda do meu sogro – ex-ciclista – e os amigos dela na loja Speed Bicicletas, com as condições mínimas para treinar e competir no esporte, pagando em 10 vezes (já quitada, ufa!). Foram treinos puxados, meu condicionamento para bike estava bem ruim, mas evoluí antes da minha interrupção quase geral em Julho/2013. Agora, tenho corrido atrás do prejuízo, com treinos na Estrada Velha e no rolo (suporte para fixação da bike) aqui em casa. Será outro esporte no qual terei que focar em 2014 para poder “brincar” de Triathlon, já que meu volume de treino até hoje ainda não passou de 400km rodados!;

- Corrida: apesar de pouco tempo, ainda é o esporte no qual tenho mais experiência, já que iniciei em 2008 e, desde então, tenho feito algumas provas todos os anos. Já fiz 2 São Silvestres (15km), 2 Meia Maratonas (21km – melhor tempo: 1:47:00) e 1 Maratona (42km – 4:24:00), além de inúmeras provas de 10km (melhor tempo: 44:42 – Energizer Race). Meu objetivo para 2014 são provas de 5km, onde estipulei como meta baixar de 20:00, além de fazer algumas provas de 10km, conforme minha disponibilidade nos treinos.

Outro incentivo são os amigos/colegas de trabalho, que toparam participar do “Desafio 150!”, onde todos buscarão realizar, no mínimo, os 150 minutos de atividades físicas semanais recomendados pela OMS – Organização Mundial da Saúde. Tenho recomendado o método FIRST de corrida, com uma planilha que promete levar um sedentário a correr 5km em 12 semanas (vide postagem anterior neste blog). Tudo isso também tem me incentivado a levar a atividade física para o lado profissional, quem sabe, iniciando uma faculdade de Educação Física daqui a alguns anos (moro próximo à FEFISA, uma faculdade muito renomada na área, aqui em Santo André).

Lembrando que a prática esportiva está intrinsecamente relacionada com uma alimentação saudável, muita disciplina, organização pessoal, além da mudança de diversos hábitos! Já estou há 1 ano sem refrigerante, tenho ingerido álcool no máximo 2 vezes na semana (meia lata de cerveja e/ou meio copo de vinho), conversa com muitos atletas amadores para entender sua rotina e como resolvem os conflitos pessoais e sociais que surgem no decorrer do processo. Para 2014: manter a abstinência de refrigerante (no começo é difícil, mas agora está fácil!), reduzir o consumo de doces para 1 vez por semana (sábados ou domingos), beber sucos e outras bebidas sem açúcar.

Bom, aqui estão meus planos para 2014, e claro, com a proposta de alimentar meu blog a cada novidade marcante durante meu percurso.


Referências citadas no texto:

Lobo Assessoria Esportiva: http://www.loboassessoria.com.br/

Clube Atlético Aramaçan: http://www.aramacan.com.br/

Loja onde comprei minha bike: http://www.speedbicicletas.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário