terça-feira, 13 de agosto de 2013

Método FIRST de Treinamento de Corrida

Hoje foi meu primeiro dia de treinamento com o método FIRST (Instituto Furman de Corrida e Treinamento Científico), "3mais2"! São 3 dias de treinos de corrida com qualidade e mais 2 dias complementares, para a prática de outros esportes, por exemplo: natação e/ou ciclismo.

Após interromper provisoriamente meus treinos assessorados, por diversos motivos (prioridades financeiras, tempo com a família etc), num belo dia em que fui tomar um café na padaria perto de onde trabalho, resolvi dar uma olhada naquelas publicações que ficam expostas em comércios (restaurantes de estrada costumam ter muito). Então encontrei um livro chamado "Treine Menos, Corra Mais" (Runners World - Bill Pierce, Scott Murr e Ray Moss - Gente Editora). Ao ler as costas do livro, achei que aquilo se adequava perfeitamente ao que eu precisava e poderia ter naquela momento da minha vida. Curioso, comprei e comecei a lê-lo...

No primeiro dia, devorei o conteúdo, lendo praticamente 1/4 do mesmo! Parecia conversar de igual para igual, sem pudores ou dúvidas do que dizia, era perfeito demais! Resolvi me organizar para iniciar o treino proposto de 12 semanas e hoje foi o primeiro dia, com tiros de 400m.

Optei por focar a distância de 5km, pois a mesma serviria para meu objetivo inicial: o short triathlon! Além disso, o volume reduzido faria com que meus treinos fossem mais breves e reduzisse o risco de lesão, já que estou em recuperação do joelho esquerdo, prejudicado durante a maratona do RJ.

É isso, agora é experimentar e relatar os resultados após 12 semanas de treino disciplinado e ver se consigo meu tempo de 22:30 da prova de São Bernardo do Campo do último dia 04/08/2013. Minha noiva Juliana e minha amiga do trabalho, Patrícia, também toparam iniciar o treinamento para iniciantes, com o objetivo de realizarem a primeira prova de 5km.

Nenhum comentário:

Postar um comentário